A AGUAS em Ação

Quem somos

AGUAS – Associação para Gestão de Unidades Administrativas Sociais surgiu da união de profissionais com larga experiência em novos modelos de parceria com o poder público, principalmente em Contrato de Gestão e Termos de Colaboração com organizações sociais, convênios e aditamentos.

Baseado nestas premissas, a AGUAS tem o foco na gestão de serviços otimizada mediante menor utilização de recursos, com ênfase nos resultados, de forma mais flexível e orientados à qualidade dos serviços no atendimento social.

A AGUAS tem por finalidade desenvolver atividades sócio culturais, educacionais, de acessibilidade, sustentáveis, com foco na satisfação dos cidadãos/usuários, estudando, desenvolvendo, propondo e estabelecendo alianças, executando e administrando equipamentos públicos ou privados, cujas atividades sejam voltadas às áreas fim da cultura, educação, esporte e da acessibilidade de modo geral, e de forma a maximizar seus resultados, proporcionando um melhor desempenho na prestação de serviços à população, que requer hoje maior agilidade e flexibilidade de gestão.

No Teatro Municipal Serrador, (2016 a 2018), AGUAS além de consolidar uma programação referência na cena carioca, considerando que o referido Teatro estava fechado a mais de 2 anos, consolidamos a formação cultural, disponibilizando o espaço para Escolas de Teatro, bem como para apresentação de resultados de alunos de teatro. Nesses anos a frente do Teatro Municipal Serrador, realizamos encontros com produtores teatrais, abrimos as portas do teatro para Comunidade, ONGs e principalmente para as novas produções, que necessitavam de um espaço para criarem e se apresentarem. Passaram pelo palco do Teatro Municipal Serrador nomes, como Bibi Ferreira, Rogéria, Deo Garcez, Daniel Dias, Márcio Gomes, Gustavo Falcão, Musicais da CEFTEM (Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical, além de alunos da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras e Tablado.

Na Arena Carioca Fernando Torres, desde 2018 a AGUAS vem mostrando para a população a importância do equipamento cultural, inclusive destacamos o projeto “Arena Além Dos Muros”, que consiste em abrigar projetos que precisam de um espaço e acima de tudo capacitação, como por exemplo o festival  “Wakanda In Madureira” que é um projeto que integra cultura afro e empreendedorismo e era realizado no Parque de Madureira e, a Arena por ser vizinha ao Parque, sob a cogestão da AGUAS, trouxe esse referido projeto para o equipamento cultural. Antes da Pandemia, cada edição do Wakanda In Madureira teve um público de mais de 1.000 pessoas em um dia de realização, tendo em sua programação contação de histórias, shows, saraus, oficinas, teatro, dança e uma feira visando o empreendedorismo local, como pode ser comprovada através do Instagram @wakandainmadureira.

A Arena Carioca Fernando Torres, realizou outros eventos importantes, como levar para Madureira de Pedro Mariano a Diogo Nogueira, ou, colocar mais de 4.000 mil pessoas em um dia com o projeto “Somos História do Funk” (@somoshistoriadofunk), visando a manutenção do funk carioca, que infelizmente ainda é recriminado.

Outro fator que merece destaque é a educação na Arena Carioca Fernando Torres, que por ser um equipamento cultural, abriu as portas para as Secretarias Municipal e Estadual do Rio de Janeiro, bem como para as escolas e Coordenadoria Regionais de Educação, visto que ambas, estão localizados em bairros que possuem alto índice de vulnerabilidade. Através dessa parceria, eventos educacionais/culturais foram realizados na Arena, eventos estes, como uma simples formatura de alunos de uma escola localizada no Complexo da Serrinha que antigamente não era possível ser realizada devido à conflitos entre policiais e traficantes.

A Arena Carioca Fernando Torres também sediou o FAC – Festival de Arte e Cultura da Olímpiada do Saber e que foi realizado em parceria com o SESC e que contou com a apresentação do MC Estudante (@mcestudante).

Quanto a formação cultural/educacional, a Arena Carioca Fernando Torres oferece para a população uma grade composta por oficinas de ballet, jazz, teatro, dança de salão, charme, zumba, tango e dentre outras, sempre valorizando a fruição e a transformação, mas, destacamos as alunas das oficinas de ballet e jazz que é uma referência, não havendo desistências e sim, uma lista de espera para a referida oficina.

No que tange ao esporte, cumpre ressaltar que a Arena Carioca Fernando Torres por ser um equipamento cultural e, através da AGUAS, realizar ações educacionais em Parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro, com escolas e CREs – Conselhos Regionais de Educação, ela também realiza ações esportivas, como a realização de oficinas de capoeira, ações em parcerias com o Parque de Madureira, sendo um ponto de apoio para as corridas realizadas no parque, além de ações com a Guarda Municipal, do qual uma das bases está localizada no Parque de Madureira e é vizinha da Arena, logo, disponibilizando o espaço para eventos/atividades esportivas.

Conselho

Integrantes do Conselho de Administração:

Denise Fernandes Claudino

Presidente

Marcia Maria Silveira Fernandes

Vice Presidente

Maria Regina Pacheco Conceição

Conselheira

Ricardo Fernandes Claudino

Conselheiro

Vanessa Fontão Santos de Grazia

Conselheira

Solange Negrão Kux

Conselheira

Carla Andreia Moussalli

Conselheira

Sandra Regina Causin

Conselheira - Representante do Funcionários

Diretoria

Conheça Nossos Diretores

Selim Harari

Diretor executivo

SELIM HARARI, administrador, especialista em implementação de gestão cultural, atua há vinte anos junto ao Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, como diretor de equipamento cultural e posteriormente como diretor de Organização Social; um dos participantes, convidados pela Secretária da Cultura Claudia Constin para o debate com a finalidade de redigir minuta para o projeto da atual lei n. 12.268/2006 (ProAC – Programa de Ação Cultural). Gestor de recursos públicos através de aditamentos, convênios e contratos de gestão. Atualmente é diretor executivo da AGUAS, residente artística do Teatro Municipal Serrador e gestora da Arena Carioca Fernando Torres.

Sandra Regina Causin

Diretora Administrativa/Financeiras

SANDRA REGINA CAUSIN, brasileira, produtora cultural e bacharel em Direito, iniciou em 1996 junto à administração pública do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, atuando na área de coordenação e gerenciamento de aditamentos e convênios. Em 2006 iniciou o gerenciamento da implementação de Organização Social na área da Cultura com equipamento Paço das Artes e posteriormente na incorporação do MIS (Museu da Imagem e do Som) ao Contrato de Gestão do mesmo (Paço da Artes). Atualmente é diretora adm/financeira da AGUAS, residente artística do Teatro Municipal Serrador e gestora da Arena Carioca Fernando Torres.

Shopping Basket