logo Serrador Vetor.jpg
logo2.jpg
arena.jpg

A Arena Carioca Fernando Torres foi inaugurada em 08 de dezembro de 2012 e está localizada no terceiro maior parque da cidade do Rio de Janeiro, o "Parque Madureira".

 

Em 01 de outubro de 2018, AGUAS assumiu a gestão da Arena Carioca Fernando Torres com o propósito de honrar a gênese do homenageado que nomeia a referida Arena, além de ultrapassar as barreiras da gestão do referido equipamento, através de uma administração parceira, colaborativa e alinhada às políticas públicas e prioridades estabelecidas pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

 

Entendemos a Arena, como um espaço de encontro, produção de conhecimento, acesso e inovação, para tanto, queremos  que o público se identifique com o equipamento cultural e com as ações que serão propostas. Como por exemplo, oferecer uma oficina e, ao término da mesma, o interessado procure outras instituições para continuidade da ação iniciada na Arena, seja ela através da dança, teatro, música, circo etc.

 

Nesse sentindo, AGUAS desenvolveu uma programação que busca fazer da Arena Carioca Fernando Torres um local vibrante, frequentado não apenas pelo público do Parque em que está situada, mas também por pessoas do entorno e  de toda a cidade do Rio de Janeiro, com uma grade de programação que une tradição e modernidade, buscando sempre fugir dos lugares comuns.

 

Atualmente a Arena Carioca Fernando Torres contempla em sua programação, música, dança, teatro, grafite, oficinas/workshops, palestras e dentre outras ações voltadas para terceira idade, jovens urbanos, estudantes, moradores das comunidades próximas e público LGBTQI+.

 

 

Curiosidades da Arena

 

A Arena Carioca Fernando Torres está situada num bairro que é conhecido como "Coração da Zona Norte", a famosa Madureira, que  destaca-se por ser um centro comercial cercado de vários estabelecimentos, dentre eles o Mercadão de Madureira e, no âmbito cultural, a predominância na região é o samba, já que Madureira é sede de duas tradicionais escolas de samba do país (Império Serrano e Portela) e, não podemos esquecer do tradicional Baile Charme, que em determinados dias, chega a reunir mais de duas mil pessoas na área localizada abaixo do Viaduto Negrão de Lima.

 

A Arena fas jus a qual foi intitulada, pois recebeu o nome de um grande homem, Fernando Monteiro Torres, que era formado em medicina, mas, desde cedo, sua grande paixão foi o teatro, onde atuou, produziu e dirigiu diversas peças, além de ter participado de dezenove filmes e várias novelas. Na TV brilhou ao interpretar o médico aposentado Plínio Miranda na novela Baila Comigo, de Manoel Carlos e o sábio e misterioso Tio Romão da novela Amor com Amor se Paga, de Ivani Ribeiro.

 

Fernando Torres, como era chamado, iniciou sua carreira de ator teatral aos 22 anos, com a peça A Dama da Madrugada (La dama del alba), de Alejandro Casona. Como diretor, sua primeira montagem foi Quartos Separados (1958), com o Teatro Brasileiro de Comédia.

 

Em 1959 fundou o Teatro dos Sete, juntamente com Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Ítalo Rossi e Gianni Ratto. Em 1961 foi premiado como diretor revelação por sua montagem de O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues. 

 

Com 2.168,15m² de área construída, a Arena possui um espaço multifuncional, podendo ser utilizada no formato arena ou palco italiano, com capacidade de 320 a 640 pessoas sentadas, dependendo do evento. Além desses requisitos, a Arena disponibiliza operadores, equipamentos de sonorização e iluminação de qualidade para as produções que integram sua programação.


A Arena permite a integração com o entorno mediante a abertura do palco para sua area externa, logo, ampliando a capacidade do público para mais de 1.000 pessoas, sem contar que o equipamento cultural contempla outras edificações  que abrigam a bilheteria, administração, sala multiuso, lanchonete, vestiários e sanitários.

 

 

 

A EQUIPE

 

Apresentamos o pessoal que faz tudo acontecer:

 

 

fotos_equipe_arena_final_1.jpg
fotos_equipe_arena_final_5.jpg
fotos_equipe_arena_final_6.jpg

 

 

 

PARCEIROS DA ARENA

 

logos_arena.jpg

 

 

 

 

REDES SOCIAS E CONTATOS

 

 

Facebook: https://www.facebook.com/arenacariocafernandotorres/

Instagram: @arenamadureira

E-mail Institucional: arenamadureira@aguasbr.org

Telefone: (21) 2143-2903

Horário de Funcionamento: de terça a quinta, das 11h às 20h / de sexta a domingo, das 13h às 22h